Edição Especial – OAB Mulher


Editorial


 A Comissão da OAB Mulher/RJ em parceria com o Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional Rio de Janeiro vem apresentar um trabalho que reúne textos de seus membros e outros profissionais convidados, através de uma edição da Revista Eletrônica da OAB/RJ, que consiste em relevante veículo acadêmico da entidade, não só por difundir conhecimento jurídico de forma gratuita e democrática e incentivar o pensamento crítico e a publicação científica, creditando seus parceiros, mas acima de tudo por ser mais um instrumento na defesa dos valores mais caros da cidadania.

Nesta edição inaugural contamos com a participação expressiva de nossos membros e notáveis profissionais que, gentilmente, nos prestigiaram com um total de 20 (vinte) artigos, que tratam de temas absolutamente diversificados, atuais e pertinentes, sempre com viés jurídico de toda temática relativa ao direito da mulher, de forma qualificada e aprofundada.

Ficamos, ainda, engrandecidos com a presença da Dra. Rita Cortez em uma breve, mas muito interessante entrevista, que deverá ser mantida nas próximas edições, com nomes distintos, a fim de nos aproximar dos profissionais que admiramos e fazem a diferença.

Além disso, elaboramos a seção denominada Resgate, onde, em cada edição, pretendemos lembrar e honrar de profissionais e pessoas notáveis que, em seu tempo, de alguma maneira, contribuíram de forma significativa para a defesa e conquista dos direitos da mulher, apresentando, nesta primeira oportunidade, um breve histórico e reflexões sobre as realizações da Dra. Myrthes Campos.

Gostaríamos, especialmente, nesta primeira edição, de agradecer publicamente ao Presidente Felipe Santa Cruz, que apoia não só a nossa Comissão, como a nossa causa de maneira irrestrita, reconhecendo e valorizando o trabalho da advocacia feminina.

Agradecemos, ainda, ao Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional, na pessoa do Sr. Aderson Bussinger Carvalho, que não só nos convidou para o projeto mas, pessoalmente e junto com a sua equipe, disponibilizou todos os meios possíveis e necessários para que o trabalho fosse concluído e a Revista publicada, de forma a enaltecer a nossa luta e a nossa causa.

Por fim, agradecemos a participação efetiva de nossas colaboradoras, desde a idealização do formato da Revista, passando pela elaboração das seções, e cessão de ricos artigos, nos dispensando seu precioso tempo de forma absolutamente voluntária e comprometida.

Em um momento tão relevante de democratização e de verdadeiro resgate da luta pelos direitos da Mulher, esperamos compartilhar com nossos leitores o prazer que tivemos em colocar no mundo jurídico mais um instrumento de conhecimento, através de pontos de vistas diversos, e muitas vezes inquietos, mas indubitavelmente embasados na mais profunda, pura e isenta teoria e prática do Direito.

 

Marisa Guadio
Presidente da Comissão OAB Mulher

Bianca Moraes Reis
Vice – Presidente da Comissão OAB Mulher

Aderson Bussinger Carvalho
Diretor do Centro de Documentação e Pesquisa