Edição Especial – “Racismo Estrutural e Poder Judiciário.”


 EDITAL PARA CHAMADA DE ARTIGOS ACADÊMICOS


  A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Estado do Rio de Janeiro (OAB/RJ), por intermédio do seu Centro de Documentação e Pesquisa, torna público o presente Edital de Chamada de Artigos Acadêmicos para a Edição Especial da Revista Eletrônica da OAB/RJ que terá como tema  “Racismo Estrutural e Poder Judiciário.” 

A destinação de um número exclusivamente dedicado à reflexão sobre o Racismo Institucional e o Poder Judiciário no Brasil traduz a importância que o debate das relações raciais assume em um país de histórico escravocrata que manteve – ao longo de todo o período posterior à abolição do regime de servidão negra – uma profunda concentração de renda, poder e prestígio que se mantêm de maneira atualizada, reiterada e contínua. 

Nesse contexto, episódios de constrangimento e humilhação a advogadas e advogados negros apontam para a permanência de estruturas e práticas racistas reproduzidas cotidianamente em meio à rotina do Poder Judiciário brasileiro.

A partir das provocações pontuadas, convidamos a comunidade acadêmica para participar desta iniciativa mediante o envio de um artigo científico relacionado ao tema do Racismo Estrutural e Poder Judiciário no Brasil. Os recortes e temáticas são de livre escolha, de modo que a interdisciplinaridade será considerada um aspecto positivo.

O Centro de Documentação e Pesquisa planejou o lançamento da Edição Especial de Racismo Estrutural e Poder Judiciário da Revista Eletrônica da OAB/RJ para o mês de Janeiro de 2019. Assim sendo, solicitamos que os interessados enviem seus artigos até o dia 25 de Novembro de 2018 para o seguinte endereço eletrônico: [email protected] .

Os artigos deverão ter no mínimo 10 e no máximo 20 laudas, letra Times New Roman, espaçamento 1,5 e margens superior e inferior 2,5 cm e esquerda e direita 3,0 cm. Citações no modo autor-data e demais normas da ABNT devem ser respeitadas.

 

Rio de Janeiro, 24 de Setembro de 2018

 

 ADERSON BUSSINGER CARVALHO 

Diretor do Centro de Documentação e Pesquisa da OAB/RJ

 

ALINE CALDEIRA

Coordenadora da Edição Especial de Racismo Estrutural e Poder Judiciário da Revista Eletrônica da OAB/RJ