Editorial da 2ª Edição Especial – Projeto de Mentoria


Editorial


Esta é a segunda revista temática do Projeto de Mentoria da OAB-RJ, que franquia a divulgação de trabalhos jurídicos para profissionais de todas as subseções da OAB/RJ.

A primeira foi lançada em junho de 2020, com foco jurídico na Pandemia da Covid-19, contando com 36 artigos das mais diversas áreas do direito.

A Pandemia, como é de conhecimento geral, afetou praticamente todas as relações jurídicas em vigor e, por conseguinte, a previsão para os próximos meses e anos é de um expressivo crescimento das áreas jurídicas relacionadas à resolução de conflitos, judiciais e extrajudiciais.

A proposta do Projeto de Mentoria, retratada nesta revista, é contribuir com o conhecimento prático e acadêmico sobre temas relacionados ao pós-pandemia, e apresentar uma segunda resposta a este novo cenário, pois ainda que a pandemia acabe em breve, os seus efeitos se perpetuarão por anos.

É de suma importância levar à comunidade jurídica todas as diferentes abordagens dos artigos, bem como as problemáticas e sugestões propostas, de modo a auxiliar cada profissional na árdua tarefa de traçar um plano de ação voltado para a recuperação e aprimoramento do exercício de sua profissão.

A LGPD, Advocacia Digital, home office e desigualdade de gênero na Pandemia são alguns dos importantes temas abordados nos artigos. O momento é de crise mundial e a advocacia deve se preparar para os novos desafios e oportunidades.

Esta edição apresenta 22 artigos elaborados por dedicados profissionais da área jurídica, que se disponibilizaram, gentilmente, a compartilhar seus conhecimentos e suas experiencias nesse complexo período com toda a advocacia.

Agradecimentos ao Presidente Luciano Bandeira pelo apoio ao projeto, ao diretor do Centro de Documentação e Pesquisa da OABRJ Aderson Bussinger, à Maria Antônia Silva e Vanessa Veiga por todo apoio e suporte na edição da presente revista.

Boa leitura.

Ana Tereza Basilio

Vice-Presidente da OAB-RJ

 

Aderson Bussinger Carvalho

Diretor do Centro de Documentação e Pesquisa da OABRJ