Pesquisas

O presente livro representa uma versão aprofundada e modificada do relatório final apresentado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) com resultado obtidos na pesquisa “A Democratização do Poder Judiciário Segundo os Juízes”. Esta investigação, desenvolvida pelo Departamento de Pesquisa e Documentação (DPq) da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Rio de Janeiro (OAB/RJ), foi realizada no período entre 1992 a 1994.

 

juizes-retrato-em-preto-e-branco


O livro comemorativo de 10 anos de pesquisa desenvolvido pelo Centro de Documentação e Pesquisa da OABRJ, que contribuiu para o debate em torno de questões  emergentes no pensamento jurídico contemporâneo. Editado em no ano de 1995

10-anos-de-pesquisa


Este livro teve como objetivo a origem da prisão feminina no Rio de Janeiro e a ideologia que presidiu sua primeira administração. A análise abarca o período que data de 1942 a 1955 e que se justifica, a nosso ver, em si mesmo, dado que constitui um momento inicial e suficientemente autônomo na história da Penitenciária de Mulheres do antigo Distrito Federal, caracterizando-se por ser o que chamaremos de “o perídio das freiras”, buscando com este nome definir sua especificidade.

origens-da-prisao-feminina-no-rio-de-janeiro


A série OAB/RJ – Debate  origina-se na promoção de eventos culturais realizados pela Divisão de Pesquisa com o objetivo de debater e divulgar a produção intelectual de temas ligados à questão jurídica, enfatizando-se sempre a perspectiva multidisciplinar. Esta série na publicação de debates promovidos pela Seção do Estado do Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil.

acrise-institucional-brasileira


 

Segundo livro da série comemorativa das atividades do Centro de Documentação e Pesquisa OABRJ, os artigos contidos neste volume correspondem a projetos de pesquisa que se desenvolveram no então DPq entre 1992 e 2002, mediante acordos acadêmicos com as Faculdades de Direito da UFF, UERJ, PUC/Rio e UNIGRANRIO.

20-anos


Livro: Paisagem Urbana e Direito à Cidade

Os doze textos que compõem este volume são fruto do trabalho coletivo do Grupo de Pesquisa Direito e Urbanismo do Diretório do CNPq, que tem como premissa o estudo da paisagem sob a égide do direito à cidade como um sistema composto por um feixe de direitos humanos.

paisagem-urbana-e-direito-a-cidade