O LIBERALISMO NA HISTÓRIA DAS CONSTITUIÇÕES FEDERAIS BRASILEIRAS

Resumo

O presente artigo é uma homenagem ao advogado brasileiro Luiz Werneck Vianna, que também foi sociólogo, pesquisador, professor e escritor, e faleceu no dia 21 de fevereiro deste ano. Segundo suas obras, a trajetória do liberalismo político sofreu diversas oscilações devido à alternância de diferentes tipos de cartas constitucionais na história recente do Brasil. Contendo normas jurídicas mais rígidas ou mais democráticas, as sete constituições federais brasileiras incluem a atual, datada de 1988, e as dos anos de 1824, 1891, 1934, 1937, 1946 e 1967. Ao longo dos séculos XIX e XX, quatro destas cartas foram promulgadas (por assembleias constituintes), duas foram outorgadas e uma foi ratificada pelo Congresso sob pressão da Ditadura Militar. Nos textos de cada uma, os moldes do pensamento liberal sempre estiveram em evidência, seja absorvendo os ideais liberais de forma positiva ou até rejeitando a sua influência – este último aspecto pode ser percebido nos textos redigidos pelo jurista Francisco Campos. O legado de cada qual permanece após a redemocratização do país, nos anos 1980, mas os desafios de ordem política, econômica e social ainda permanecem no século XXI, como pode ser verificado por meio da disseminação do fenômeno do populismo, evidenciado pelo cientista político Francisco Correia Weffort no final deste artigo.

Palavras Chaves

Liberalismo, Pensamento Liberal, Constituição Federal, Luiz Werneck Vianna, Francisco Correia Weffort