Mediação Escolar

Resumo

Com o passar do tempo, a educação tornou-se uma ferramenta da cidadania e para a cidadania, uma vez que além de informar sobre os direitos políticos, sociais e civis, minimiza a desigualidade social, já que gera mobilidade social e um estado democrático de direito. Em virtude da percepção de que os métodos utilizados dentro dos espaços escolares tornaram-se infrutíferos, há necessidade de utilização de novos meios em resolução de conflitos escolares, dentre eles está a Mediação Escolar, que visa solucionar questões problemáticas de maneira pacífica e manter laços outrora rompidos. Para tal, o papel do professor, aliançado à política pública, é essencial para abertura e prosseguimento deste método.

Abstract

As time goes by, education has become a tool of citizenship and for citizenship, since besides informing about political, social and civil rights, reduces social inequality as it brings forth social mobility and a democratic state of law. Due to the perception that the methods used within school premises have become unsuccessful, there is a need to use new means of school conflict resolution, including School Mediation, which aims at solving problematic issues peacefully and maintain previously broken ties. To this end, the role of the teacher in alignment with public policy is essential for opening and continuing this method.

Keywords: School Mediation; Citizenship; Education; Communication.

Palavras Chaves

Mediação Escolar; Cidadania; Educação; Comunicação.