RESENHA – ONDE ESTÃO AS MOEDAS? AS CHAVES DO VÍNCULO ENTRE PAIS E FILHOS – Joan Garriga

Artigo

RESENHA

 

ONDE ESTÃO AS MOEDAS? AS CHAVES DO VÍNCULO ENTRE PAIS E FILHOS

 Joan Garriga

  

Renata Braga1

 

Joan Garriga é psicólogo formado pela Universidade de Barcelona e co-fundador do Instituto Gestalt em Barcelona, onde atua como terapeuta, instrutor e supervisor de práticas de constelação familiar.

O livro “Onde Estão as Moedas? As chaves do vínculo entre pais e filhos”, o autor aborda questões sobre a nossa origem e o legado familiar com uma escrita poética e provocadora de reflexões.

O roteiro do livro parte da descrição de um sonho fictício, no qual alguém recebeu algumas moedas de seus pais e com elas pode percorrer os caminhos da vida. As moedas são uma metáfora para representar o legado deixado pelos pais, as experiências boas e ruins que vivemos com nossos pais ao longo da vida, bem como aquilo que foi vivido por eles, ou seja, tudo aquilo que nos foi dado por nossas raízes. Segundo o autor, “Cada família é uma matriz de força e também de dor, visitada pelos grandes poderes de viver”2.

O autor demonstra que essas moedas podem ou não ser aceitas por nós e provoca a reflexão sobre a reconciliação com o que nos foi dado, pois “o que reprovamos nos aprisiona, e só o que amamos nos liberta”3.

Boa leitura e boas reflexões!

Notas:

1 Pós-Doutora em Direito pela UFRJ, UERJ e Universidade de Coimbra. Doutora em Direito pela UFSC. Professora do Curso de Direito da UFF- Volta Redonda. Líder do Grupo de Pesquisa em Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e do Projeto de extensão MeditaUFF. Coordenadora de Estudos e Pesquisas da Comissão de Mediação e Métodos Consensuais da OAB/RJ.

2 GARRIGA, Joan. Onde estão as Moedas? : as chaves do vínculo entre pais e filhos. Tradução de Adriana Campidelli e Lorice Ashkar Ferreira. Campinas: Saberes Editora, 2011, p. 23.

3 Op. Cit, p. 26.