Edição Especial “O Direito e as Mulheres Negras”


EDITORIAL


A Comissão OAB Mulher RJ, através do seu GT Mulheres Negras, com assistência do GT Educação Jurídica; a Diretoria de Mulheres da OAB RJ, a  Diretoria de Igualdade Racial da OAB RJ, e a Comissão da Verdade da Escravidão Negra da OAB RJ (CEVENB), vêm, em parceria com o Centro de Documentação e Pesquisa da OAB RJ apresentar a nova edição da Revista Eletrônica da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio de Janeiro, que reuniu desta vez somente artigos de autoria de advogadas negras.

A Revista Eletrônica da OAB/RJ consiste em relevante veículo acadêmico da entidade, não só por difundir conhecimento jurídico de forma gratuita e democrática, e incentivar pensamento crítico e a publicação científica, mas garante visibilidade merecida às autoras dos artigos, e acima de tudo, representa um instrumento na defesa dos valores mais caros à cidadania.

Nesta edição, contamos com a presença de notáveis profissionais que gentilmente nos prestigiaram com um total de 7 (sete) artigos, com temas diversificados, de forma aprofundada e qualificada, tendo como base central a temática racial, e a autoria dos textos sendo composta apenas por mulheres advogadas negras.

No mais, agradecemos o apoio do Presidente da Seccional, Dr. Luciano Bandeira, pelo irrestrito apoio e valorização à pauta da advocacia feminina. É extremamente importante a união de forças na luta pela igualdade de gênero, e o nosso Presidente conduz diariamente a instituição para que consigamos alcançar finalmente a paridade de direitos e oportunidades.

Agradecemos ainda ao Centro de Documentação e Pesquisa da OAB RJ, na pessoa de seu Diretor Aderson Bussinger Carvalho, pelo acolhimento da temática e viabilização do projeto com tanta maestria.

Por fim, agradecemos a participação de nossas colaboradoras, desde a idealização da revista, a cessão de artigos tão enriquecedores, a colaboração na análise e organização dos mesmos.

Em um momento tão relevante de democratização e verdadeiro resgate da luta antirracista, esperamos compartilhar com nossos(as) leitores(as) o imenso prazer que tivemos em colocar no mundo jurídico mais um instrumento de conhecimento, com pontos de vistas diversos e que proporcionarão grande enriquecimento e reflexão a todxs, buscando uma sociedade mais igualitária, com equidade de gênero e de raça.

 

Marisa Gaudio
Diretora de Mulheres da OAB RJ

 

Rebeca Servaes
Presidente da Comissão OAB Mulher RJ

 

Flávia Ribeiro
Vice Presidente da Comissão OAB Mulher RJ

 

Flávia Monteiro
Coordenadora do GT Mulheres Negras

 

Aderson Bussinger Carvalho
Diretor do Centro de Documentação e Pesquisa da OAB RJ