1ª EDIÇÃO TEMÁTICA DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DA CPS DA OABRJ


EDITORIAL


A Comissão de Previdência Social Pública e Complementar – GT de Previdência Complementar da Ordem dos Advogados do Brasil- Seccional do Rio de janeiro (CPS – OAB/RJ) tem a honra de publicar a primeira edição da revista temática permanente da CPS – OAB/RJ fruto do trabalho do Grupo de Trabalho de Previdência Complementar. A revista tem o objetivo de estimular o estudo e a produção na área de previdência complementar.

Este tema tem se mostrado desafiador, marcado por discussão de questões fundamentais, como a reforma do sistema previdenciário brasileiro e seus reflexos econômicos nos diversos segmentos da sociedade e das instituições.

A busca pelo equilíbrio e pela sustentabilidade tem sido tema central nos debates sobre os modelos previdenciários no mundo, e o Brasil não está fora desse contexto. Com isso, a busca de alternativas para uma reestruturação que torne suportável à sociedade o ônus desse cenário se faz urgente, para que se cumpram os objetivos constitucionais atribuídos à Previdência Social.

     Às vésperas de completar 45 anos de regulamentação no Brasil o Regime de Previdência Complementar. Durante esse tempo, o Regime evoluiu e se consolidou garantindo a milhares de famílias a recompensa pelo seu esforço de poupança com mais segurança e conforto.

    O Regime de Previdência Complementar tem se mostrado uma alternativa relevante na busca da sustentabilidade do sistema previdenciário e do desenvolvimento do país. Nesta primeira edição da Revista de Previdência Complementar, trazemos informações sobre o cenário previdenciário brasileiro, baseadas em estudos de especialistas no tema e esperamos contribuir para a reflexão sobre o futuro que se avizinha, neste momento importante do Regime de Previdência Complementar, em linha com os novos tempos e coerente com os anseios e expectativas das novas gerações de trabalhadores brasileiro.

.

Suzani Andrade Ferraro

Presidente da Comissão de Previdência pública e Complementar da OAB-RJ

.

Aderson Bussinger Carvalho

Diretor do Centro de Documentação e Pesquisa da OABRJ