Revista Eletrônica da OABRJ – Edição Especial do Mês da Mulher


EDITORIAL


  É com grande entusiasmo e orgulho que lançamos esta Edição Especial da Revista Eletrônica da OAB-RJ, dedicada em sua totalidade às contribuições das notáveis advogadas inscritas na Seção do Estado do Rio de Janeiro. Como forma de celebração do Dia Internacional das Mulheres, reconhecemos e exaltamos as conquistas significativas, a competência e qualificação jurídicas excepcionais, bem como a liderança inspiradora que as mulheres têm trazido
para o campo do Direito.

  Cada artigo selecionado para integrar a presente Edição passou por uma rigorosa avaliação, não apenas de sua qualidade acadêmica, mas também de seu impacto e relevância no panorama jurídico contemporâneo.

  Os trabalhos apresentados comprovam a excelência da produção jurídica feminina e revelam a diversidade de perspectivas nas diversas áreas de pesquisa nas quais as mulheres estão inseridas. Leitoras e leitores perceberão que os trabalhos publicados tratam de aspectos muito além da questão de gênero, demonstrando eminência nas mais variadas áreas temáticas.

  É crucial destacar que a escolha de apresentar exclusivamente os trabalhos de advogadas não se fundamenta apenas em uma questão de representatividade, mas sim na firme convicção de que suas vozes merecem ser amplificadas.

  Esta edição é uma afirmação do compromisso da nossa comunidade em promover a igualdade de gênero, por meio do reconhecimento do talento e do mérito das mulheres extremamente qualificadas que compõem os quadros da Ordem.

  Ao destacar as realizações das advogadas mulheres, não apenas celebramos as suas conquistas individuais, mas também reconhecemos os desafios enfrentados e as barreiras superadas ao longo do caminho. É um lembrete eloquente de que ainda há muito a ser feito para garantir a plena igualdade de oportunidades no campo jurídico e em todas as esferas da sociedade.

  Por meio desta edição especial, convidamos nossos leitores e leitoras a mergulhar nas perspectivas únicas e nas análises perspicazes oferecidas pelas advogadas em uma variedade de tópicos jurídicos. Suas contribuições são essenciais para o avanço contínuo do Direito e para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.

  Celebramos, ainda, neste editorial o avanço pioneiro alcançado com a implementação da paridade de gênero nas eleições da OAB em 2021. Essa medida histórica reflete um compromisso real com a promoção da igualdade e da representatividade e, assim, coloca em prática princípios fundamentais de justiça. Nesse triênio, testemunhamos a primeira composição de Conselhos que refletem essa paridade tão esperada, marcando um momento de transformação e progresso no cenário jurídico nacional.

  Ao adotar a exigência de que as chapas eleitorais atendam ao percentual de 50% para candidaturas de cada gênero, tanto para titulares quanto para suplentes, a OAB demonstra seu comprometimento com a construção de um ambiente profissional mais diverso e representativo. Essa medida não apenas reconhece a necessidade de uma participação equitativa de homens e mulheres nos mais altos órgãos de representação da advocacia, mas também fortalece os pilares democráticos da instituição, fomentando um espaço onde todas as vozes são valorizadas e respeitadas.

  Nesta edição comemorativa à luta das mulheres, não poderíamos deixar de relembrar esse feito extraordinário e renovar nosso compromisso contínuo com a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres na advocacia e na sociedade como um todo.

  Que esta edição seja um reconhecimento das conquistas notáveis das mulheres advogadas e um lembrete da importância da igualdade de gênero.

  Estamos profundamente gratos pelas colaborações recebidas. Esperamos que este seja apenas o começo de uma conversa mais ampla e enriquecedora sobre o papel vital das mulheres no campo do Direito.

Rio de Janeiro, 12 de março de 2024.

.

Marcia Dinis
Conselheira da OABRJ e Coordenadora da Edição especial do mês da mulher da Revista eletrônica da OABRJ

.

Aderson Bussinger Carvalho
Diretor do Centro de Documentação e Pesquisa da OABRJ