EXIBIR O COTIDIANO NEGRO: RESISTÊNCIAS FEMININAS, POR MEIO DO VESTIR, NO RIO DE JANEIRO OITOCENTISTA

Resumo

O escrito tem como intuito analisar o uso de turbantes em fotografias de
mulheres negras da segunda metade do século XIX, no Rio de Janeiro. Tais
fotografias são aqui compreendidas como um registro de atos de autodeterminação e resistência das mulheres negras no período. Para o desenvolvimento dessa análise, selecionamos quatro fotografias do período produzidas em estúdios fotográficos. As fotografias foram separadas em dois grupos: um associado ao trabalho e outro associado à opulência. O modo de organizar as temáticas a serem aprofundadas teve como base metodológica a análise de imagens fundamentada no conceito de circuito social da Fotografia da historiadora Ana Maria Mauad. Dessa forma, este escrito pretende ampliar a discussão sobre a temática analisada ao trazer outros pesquisadores que discutem roupas como um elemento histórico analítico.

Abstract

The aim of this pape ris to presente na analysis of the use of turbans in
photographs from the second half of tje 19th century, in Rio de Janeiro, as a recordo pf acts of self-determination and resistance by black women in the período. To develop this analysis, we selected four photographs from the period, produced in hotographic studios, separeted into a group associated with work and another associated with opulence, which was the way of organizing the themes to be presented, maing methodological use of the analysis of imagens, based on the concepto f social circuit in Photography by Ana Maria Mauad, and expanding the discussion by bringing in other authors who discussion by bringing in other authors who discuss clothes as na analytical historical element.

Palavras Chaves

Mulheres Negras; Resistência; Escravidão; Rio de Janeiro.