OS DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS NO CAMPO: GARANTINDO DIREITOS E PROMOVENDO EQUIDADE

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo a educação como direito fundamental aos jovens residentes no campo e, como objetivo específico, averiguar os desafios enfrentados pela educação de jovens no meio rural, a qualidade da educação no campo, os desafios relacionados à formação de professores no contexto rural, os recursos educacionais e infraestrutura adequada nas escolas rurais. Em um primeiro momento, busca-se tratar do contexto histórico da educação no campo para entender a evolução e as mudanças ocorridas ao longo dos anos. Isso inclui a análise de leis, diretrizes e programas específicos que foram desenvolvidos para abordar as necessidades educacionais da população rural, assim como abordar os marcos internacionais importantes relacionados à educação. Posteriormente, será destacada a importância do tratamento equitativo na educação rural, sendo fundamental para promover uma sociedade mais justa e igualitária. Em seguida, pontuar sobre a participação e empoderamento dos jovens no campo, pois são fatores-chave para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais. Logo após, enfatizar sobre os desafios enfrentados pelos jovens na educação no campo no contexto brasileiro. Por fim, os dados e métodos utilizados para o desenvolvimento do presente artigo foi com base em pesquisas bibliográficas por meio da análise de doutrinas, artigos, legislação específica, aliado a sites jurídicos que asseveram sobre a temática em questão.

Abstract

The object of this article is to study education as a fundamental right for young people residing in the countryside and, as a specific objective, to investigate the challenges faced by the education of young people in rural areas, the quality of education in the countryside, the challenges related to teacher training in the rural context, educational resources and adequate infrastructure in rural schools. At first, we seek to deal with the historical context of education in the countryside to understand the evolution and changes that have occurred over the years. This includes reviewing specific laws, guidelines and programs that have been
developed to address the educational needs of the rural population, as well as addressing important international milestones related to education. Subsequently, the importance of equitable treatment in rural education will be highlighted, as it is essential to promote a fairer and more egalitarian society. Then point out about the participation and empowerment of young people in the countryside, as they are key factors for the sustainable development of rural communities. Soon after, emphasizing on the challenges faced by young people in rural education in the Brazilian context. Finally, the data and methods used for the development of this article were based on bibliographical research through the analysis of doctrines, articles, specific legislation, combined with legal sites that assert on the subject in question.

Palavras Chaves

Educação de jovens no campo. Equidade na educação rural. Desafios enfrentados.