Publicação Semestral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Rio de Janeiro
Editorial
Tradicional publicação da Seccional, a Revista da OAB/RJ complementa a função informativa da Tribuna do Advogado ao apostar na reflexão. Se à Tribuna cabe levar aos colegas as notícias da Ordem e do mundo jurídico, com seus tantos matizes, a revista científica semestral cumpre o papel de aprofundar o debate, abrindo espaço para artigos e ensaios mais extensos e analíticos.
Depois de um hiato de alguns anos, a opção pelo suporte eletrônico marca essa nova fase que ora se inicia. O formato virtual é uma tendência no universo das revistas de cunho acadêmico e possibilita o acesso um número muito maior de leitores, já que a edição impressa esbarra na natural limitação da tiragem.
Produzidos por alguns dos brilhantes juristas do Rio de Janeiro, os oito textos publicados nas próximas páginas conseguem aliar densidade de conteúdo e linguagem acessível. Sim, porque o objetivo da revista é dialogar com aos componentes do meio jurídico, mas também com o cidadão não iniciado na matéria. Em resumo: democratizar o Direito, estimulando o pensamento.
Boa leitura.
Felipe Santa Cruz
Presidente da OAB/RJ
Política Editorial
A Revista da OAB/RJ, publicação semestral editada pelo Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional do Estado do Rio de Janeiro, atinge uma nova fase. Desde logo, a presente publicação retoma, agora no formato eletrônico, a revista impressa, iniciada em 2008. Neste novo momento, a revista continua a ser um espaço de reflexão e debate de idéias, incorporando as boas experiências do passado. Contudo, pretende atualizar-se, abrindo novos horizontes para o debate, explorando temas atuais, privilegiando as abordagens multidisciplinares. A opção por uma revista eletrônica obedece à tendência atual das publicações do gênero, qual seja, a de alcançar um número indeterminado de leitores. Embora se trate de revista, em princípio, voltada para profissionais do direito, o enfoque dos temas pretende ser acessível aos leitores com formações diversas. De fato, a OAB/RJ reafirma a sua função social ao facilitar o trânsito das informações jurídicas entre os cidadãos interessados em conhecer melhor os próprios direitos e respectivos deveres, em conhecer o funcionamento das instituições como o Poder Judiciário e a vinculação deste com os demais poderes do Estado, dentre outros tantos assuntos que dizem respeito ao cotidiano da vida das pessoas. Acrescente-se que, a forma eletrônica da revista se presta, de modo mais rápido e efetivo, a interagir com os leitores, permitindo comentários e críticas aos conteúdos publicados.
Outra novidade desta fase da revista é a diversificação das matérias. Além das seções voltadas para o direito positivo, estão contempladas outras de modo a ensejar enfoques complementares ao direito, como historia, filosofia, deontologia, sociologia, política, psicologia. Este segundo grupo de seções não é exaustivo, pelo contrário, está aberto à inclusão de novos setores do conhecimento importantes para a melhor compreensão da realidade jurídica.
A revista ora apresentada é parte de um projeto maior que implica em fazer do Centro de Documentação e Pesquisa da OAB/RJ um espaço cultural. Com essa finalidade o CDP propõe uma programação incluindo realização de exposições, sessões de cinema seguidas de debates, registros áudio-visuais, pesquisas, dentre outras iniciativas especialmente voltadas para a construção da memória da OAB/RJ.
A política editorial da revista privilegia as perspectivas multidisciplinares e críticas, ideais para abarcar de maneira mais realista a complexidade das relações sociais contemporâneas. A revista elegeu a modalidade temática como forma de circunscrever, semestralmente, um assunto atual capaz de levantar questões controvertidas e assim promover o intercâmbio de idéias. Em torno do tema escolhido por cada número da revista os artigos proporão variações que, espera-se, venham a lançar luz sobre aspectos polêmicos da realidade atual.
A revista da OAB/RJ, como não poderia deixar de ser, continua comprometida com a produção de qualidade de autoria de advogados e de outros profissionais convidados, sempre submetida à avaliação do seu Conselho Editorial. Mesmo que os pontos de vista emitidos pelos articulistas não coincidam com a opinião da Diretoria da OAB/RJ, estes serão respeitados em nome da liberdade de expressão.
Aderson Bussinger Carvalho
(Diretor do Centro de Documentação e Pesquisa OABRJ)
Maria Guadalupe Piragibe da Fonseca
(Coordenadora – Editora )
DIRETORIA ESTATUTÁRIA OAB/RJ
PRESIDENTE
Luciano Bandeira Arantes
VICE-PRESIDENTE
Ana Tereza Basilio
SECRETÁRIO-GERAL
Álvaro Sérgio Gouvêa Quintão
SECRETÁRIA ADJUNTA
Mônica Alexandre Santos
TESOUREIRO
Marcello Augusto Lima De Oliveira
DIRETOR DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA
Aderson Bussinger Carvalho
CONSELHO CONSULTIVO DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA
Maria Guadalupe Cia Piragibe da Fonseca
José Antônio Seixas da Silva
Maria Guadalupe Piragibe da Fonseca
Maria Antônia da Conceição Silva
Priscila Korn Friggo
Maria Antônia da Conceição Silva
Vanessa das Neves Veiga
PROJETO WEB
Cosme Marins
CONSULTOR DE AUDIOVISUAL
Alexandre Penna
CONSULTOR VOLUNTÁRIO DE IMPRENSA
Daniel Mazola
INSTITUIÇÃO RESPONSÁVEL – ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL – SEÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA
Av. Marechal Câmara, 150 – 8ª Andar – Rio de Janeiro – Rj – Cep 20020-080
Fones: (21) 2272-2100 – Ramais: 2055 e 2057
Endereço Eletrônico
[email protected]