Revista OABRJ

  

A  Revista da OAB/RJ, publicação semestral editada pelo Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional do Estado do Rio de Janeiro, atinge uma nova fase. Desde logo, a presente publicação retoma, agora no formato eletrônico, a revista impressa, iniciada em 2008. Neste novo momento, a revista continua a ser um espaço de reflexão e debate de idéias, incorporando as boas experiências do passado. Contudo, pretende atualizar-se, abrindo novos horizontes para o debate, explorando temas atuais, privilegiando as abordagens multidisciplinares.

A opção por uma revista eletrônica obedece à tendência atual das publicações do gênero, qual seja, a de alcançar um número indeterminado de leitores. Embora se trate de revista, em princípio, voltada para profissionais do direito, o enfoque dos temas pretende ser  acessível aos leitores com formações diversas. De fato, a OAB/RJ reafirma a sua função social ao facilitar o trânsito das informações jurídicas entre os cidadãos interessados em conhecer melhor os próprios direitos e respectivos deveres, em conhecer o funcionamento das instituições como o Poder Judiciário e a vinculação deste com os demais poderes do Estado, dentre outros tantos assuntos que dizem respeito ao cotidiano da vida das pessoas.  Acrescente-se que, a forma eletrônica da revista se presta, de modo mais rápido e efetivo, a interagir com os leitores, permitindo  comentários e críticas aos conteúdos publicados.

Outra novidade desta fase da revista é a diversificação das matérias. Além das seções voltadas para o direito positivo, estão contempladas outras de modo a ensejar enfoques  complementares ao direito, como historia, filosofia, deontologia, sociologia, política, psicologia. Este segundo grupo de seções não é exaustivo, pelo contrário, está aberto à inclusão de  novos setores do conhecimento importantes para a melhor compreensão da realidade jurídica.

A revista ora apresentada é parte de um projeto maior que implica em fazer do  Centro de Documentação e Pesquisa da OAB/RJ um espaço cultural. Com essa finalidade o CDP propõe uma programação incluindo realização de exposições, sessões de cinema seguidas de debates, registros áudio-visuais, pesquisas, dentre outras iniciativas especialmente voltadas para  a  construção da memória da OAB/RJ.

A política editorial da revista privilegia as perspectivas multidisciplinares e críticas, ideais para abarcar de maneira mais realista a complexidade das relações sociais contemporâneas. A revista elegeu a modalidade temática como forma de circunscrever, semestralmente, um assunto atual capaz de levantar questões  controvertidas e assim  promover o intercâmbio de idéias.   Em torno do tema escolhido por cada  número da revista os artigos proporão variações que, espera-se, venham a  lançar luz sobre aspectos polêmicos da realidade atual.

A revista da OAB/RJ, como não poderia deixar de ser, continua comprometida com a produção de qualidade de autoria de advogados e de outros profissionais convidados, sempre submetida à avaliação do seu Conselho Editorial. Mesmo que os pontos de vista emitidos pelos articulistas não coincidam com a opinião da Diretoria da OAB/RJ, estes serão respeitados em nome da liberdade de expressão.

Aderson Bussinger Carvalho

(Diretor do Centro de Documentação e Pesquisa OABRJ)

Maria Guadalupe Piragibe da Fonseca

(Editora-Chefe)